Pages

15 May 2008

Rufus Wainwright canta e encanta em encerramento de mini-turnê nacional no DF

Publicado em 15.05.08 : : Bruno Santos ---- Fotos: Marília França

Rufus Wainwright, cantor canadense-americano, passou por Brasília na última terça-feira (13) durante sua turnê pelo Brasil. A apresentação foi no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Nascido em Rhinebeck (NY), Rufus desde cedo foi ambientado no mundo da música por seus pais, Loudon Wainwright III e Kate McGarrigle, cantores folk que estavam sempre acompanhados de seus filhos durante suas turnês.

Rufus é único, tem controle e potência vocal invejáveis, e deixa clara sua influência erudita em suas canções e o motivo de tanta aclamação da mídia por seu trabalho, provando ser um dos grandes nomes da nova geração de compositores-cantores. Na lista de celebridades que o admiram estão Elton John, Michael Stipe e Martin Scorsese.

O cantor fez show em clima totalmente intimista, deixando com que a ocasião fosse essencialmente sobre música, utilizando-se de um piano, dois violões e uma simpatia contagiante. Rufus fez acreditar que está entre amigos em uma mera reunião causal, porém divertida e desprendida.

Ícone gay do pop, Rufus tem forte ligação com o cinema, seja produzindo trilha-sonora, atuando ou compondo. No show em Brasília, brincou com o público. "For the women my music, for the men, my body".

O cantor é fã assumido da atriz Judy Garland e recriou sua famosa apresentação no Carnegie Hall, ocasião devidamente documentada por Sam Mendes, realizador de ‘Beleza Americana’. Sua mais nova empreitada é ‘Prima-donna’, sua primeira ópera, que garante não participar cantando.

Discografia

Rufus Wainwright (1998)
Poses (2001)
Want One (2003)
Want Two (2004)
Release the Stars (2007)
Rufus Does Judy at Carnegie Hall (2007)

Confira:

http://www.finissimo.com.br/closes/2008-05-13/

http://www.paroutudo.com/materias/redacao/080514.php